sábado, 7 de dezembro de 2013

Duelo de Titãs - Um "Sol de Inverno" em terras de "Belmonte"

  
No momento em que SIC e TVI lutam taco a taco pela liderança no horário nobre, o 'Olhar a Televisao' lança o duelo entre os dois programas que mais têm contribuído para esta luta: "Sol de Inverno" e "Belmonte" vão confrontar-se, mas só um pode ganhar. Quem sairá vencedor deste 'Duelo de Titãs'?

Os três canais generalistas têm vindo a aumentar a sua aposta na ficção nacional e, exemplo disso, são as novelas "Sol de Inverno" e "Belmonte", que estrearam na rentrée como uma das principais apostas da SIC e TVI, respectivamente. A luta é cada vez mais renhida e, dos dois lados, guionistas, produção, actores e equipa técnica tentam de tudo para atrair mais espectadores para o seu produto.

Com o grande sucesso de "Dancin' Days", "Sol de Inverno" começou desde início com uma grande responsabilidade em mãos: manter os bons resultados e a liderança no horário nobre. Para que tal acontecesse, a SIC e a SP Televisão não descuraram esforços e apostaram, uma vez mais, no autor Pedro Lopes mas também em rostos novos para a sua ficção - exemplo disso, é Maria João Luís.

A par de Maria João Luís, esta produção conta também com Rita Blanco como protagonista e, só isso, eleva a qualidade da novela, pois ambas são actrizes de mão cheia. A vingança da personagem de Rita Blanco é o principal mote para o fluir desta trama, mas a vilã Maria João Luís não se deixa ficar. A par da história central, "Sol de Inverno" conta com outros enredos paralelos que enriquecem a história, nomeadamente os núcleos cómicos.

Com grandes nomes no seu elenco, como João Perry, Rogério Samora, Diogo Morgado, Ana Padrão, Márcia Breia, Lia Gama, Diana Chaves, Luciana Abreu, entre muitos outros, nota-se que a qualidade desta novela é superior às suas antecessoras, nomeadamente no que respeita à realização. A imagem e a realização em muito se assemelham ao estilo cinematográfico, o que é inédito em Portugal.


Mas, apesar de "Sol de Inverno" ser um produto forte, do outro lado do ringue "Belmonte" dá luta e não lhe fica atrás. Depois de um período menos positivo na sua ficção, a TVI acordou e voltou a colocar o pé no acelerador.

É certo que "Belmonte" não é um original da estação de Queluz de Baixo, mas a adaptação feita pela equipa de Artur Ribeiro está muito boa, bem como toda a produção da trama. Para além da aposta na inovação, a TVI também decidiu apostar em novos nomes para o elenco desta novela, sendo o grande destaque o regresso de Filipe Duarte.

"Belmonte" tem também a particularidade de deixar a cidade de Lisboa e ter como pano de fundo o interior de Portugal, levando os espectadores até Estremoz. Trazendo novas imagens e história à ficção, a trama tem como pano de fundo o dia-a-dia da família 'Belmonte'. Amor, ódio e ambição são os ingredientes principais desta história, que também conta com enredos secundários cheios de mistério.

Com produção da Plural Entertainment, "Belmonte" tem um elenco forte, com nomes como Manuela Couto, Joana Solnado, Luísa Cruz, Sílvia Rizzo, Helena Laureano, entre outros. A principal tarefa é recuperar público que as suas antecessoras perderam e, apesar de ter capacidades para o conseguir, não tem sido fácil. Foi por esta razão que a TVI decidiu colar "Belmonte" a um diário de "Secret Story", de modo a "roubar" público à SIC que, de resto, liderava neste horário com "Sol de Inverno".

Mas neste "Duelo de Titãs" é você quem decide!
Qual é a sua opinião sobre "Sol de Inverno" e "Belmonte"?
Qual das histórias merece a sua preferência?

Participe: deixe o seu comentário e vote na nossa sondagem.
No próximo Sábado serão revelados os resultados.


15 comentários:

  1. belmonte é muito superior a esse lixo do sol de inverno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sol de Inverno é tão lixo que a TVI teve que colar Belmonte a um diário da Casa dos Segredos, porque senão o "lixo" continuava na liderança. E, mesmo assim, com o diário da casinha quase sempre em primeiro lugar, Sol de Inverno tem ficado grande parte das vezes à frente de Belmonte.

      Mas de facto sou obrigada a concordar a concordar consigo, os portugueses adoram mesmo lixo - prova disso são as audiências da casa dos degredos.

      Caro amigo, não vale a pena entrarmos em tom ofensivo,são ambos bons produtos, e é isso que está aqui em causa.

      Eliminar
    2. É exactamente por verem lixo que Sol de Inverno lidera...

      Ups, pois... esqueceu-se desse pormenor! Ahahah
      E não se sabia, mas ter o diário da Casa dos Segredos antes e um intervalo a meio da emissão, em nada é uma vantagem. Aliás, são só desvantagens. Desvantagens essas que mesmo assim continuam a colocar "Belmonte" colada à porcaria do "Sol Flopado", que só tem vantagens.

      Pois, fofuxo. Da próxima vez, estude bem a lição antes de (tentar) argumentar. De mentiras estou eu farto!

      Eliminar
    3. "anónimo de 7 DE DEZEMBRO DE 2013 ÀS 14:39 + 7 DE DEZEMBRO DE 2013 ÀS 15:51"
      você já aprendia a respeitar a opinião dos outros...
      se não concorda não é necessário desrespeitar e mesmo ofender as outras pessoas que não vêem os programas que você vê!!!
      Não é preciso ser obcecado pelos programas de um determinado canal... tudo o que é da tvi, você deve ver, não é???

      Eliminar
    4. ó anons atrasados sic nojentos vao pastar pra longe seus cromos acefalos

      Eliminar
    5. ANONIMO DO DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2013, eu ate podia responder mas nao perco tempo com gentinha k nao merece,,a TVI é a escola de formaçao de atores em Portugal e isso diz tudo o resto pra mim é m...

      Eliminar
  2. Concordo Sol de Inverno é uma novela bastante fraca, desinteressante, com uma história absolutamente fictícia que não é nada um espelho da nossa sociedade! Mas ao contrário do lixo de Sol de Inverno, Belmonte é uma novela apaixonante, cativante, insertante, muito real, aborda temas atuais e muito importantes e decorre no Alentejo, cidade nunca muito explorada em registo de telenovela.
    Sem qualquer margem de dúvida que quem ganha este duelo é garantidamente BELMONTE, a novela de todos os tempos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem !! Foi a melhor resposta que li

      Eliminar
  3. Antes de chamarem lixo à Casa dos Segredos vão ao separador das audiências ver quem lidera dia após dia está bem porque a vossa opinião é inválida comparado com os números que a Casa dos Segredos tem vindo a obter. A Casa dos Segredos é apenas um Reality-Show que conta a novela da vida real!!!!

    ResponderEliminar
  4. a sic faz novelas melhoers do que a tvi
    lixo sim e " casa dos segredos -so micirdias " o factor x e bem melor do que a casa do segrados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprende a escrever.

      Eliminar
    2. anonimo de 9 de dezembro 18.01 aprende a escrever burro, por isso ves a sic brasuca

      Eliminar
  5. Soryy!!!! Mas parece que os portugueses preferem Belmonte e Casa dos Segredos do que Factor X e Sol de Inverno, pelo menos é o que dizem as audiências!!!
    As verdades doem!!!

    ResponderEliminar
  6. AVISO
    Pedimos que alguma da linguagem utilizada nos comentários seja moderada, pois todos têm direito à sua opinião e a partilha-la sem terem que ser insultados ou ter que ler vocabulário menos próprio.

    Esperemos que daqui para a frente todos tenham mais cuidado com as palavras. Debater ideias e opiniões aqui no OLHAR A TELEVISÃO somos sempre a favor, mas de forma civilizada.

    Cumprimentos,
    a equipa do OLHAR A TELEVISÃO

    ResponderEliminar