sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CONTRA OPINIÃO - TROCAS E BALDROCAS

   
Depois de um curto período de "férias" a rubrica CONTRA OPINIÃO, uma parceria com o Diário Hot, está de regresso. Nesta primeira edição de 2014, vamos falar das alterações de horário das novelas "Os Nossos Dias" e "Senhora do Destino".
   
   
OLHAR A TELEVISÃO

As trocas e baldrocas nas grelhas dos canais não são novidade para ninguém, e recentemente ocorreu mais uma mexida. Desta vez, não foi apenas um canal que decidiu fazer trocas, mas sim dois. RTP e SIC trocaram os horários dos novelas "Os Nossos Dias" e "Senhora do Destino", medidas que nós não concordamos que aconteçam, mas como se costuma dizer "para situações extremas, medidas extremas", e foi isso mesmo que aconteceu.

Do lado da RTP, com o fim da novela "Windeck", a grelha ficou com um 'buraco', e a estação pública viu-se obrigada a encontrar um solução. Entre apostar numa nova novela estrangeira ou apostar em produtos nacionais, a estratégia da RTP, a mudança de horário de "Os Nossos Dias" foi lógica, assertiva e claro, mais económica.

Trocar "Os Nossos Dias" para o horário das 14h00, e esticar a "Praça da Alegria" foi o mais fácil, mas a pergunta que se coloca é: será que foi a mais certa? Para os espectadores que acompanhavam a novela pela diferenciação não foi a mais correcta, mas em termos de estratégia de grelha foi. Os números estão a manter-se e, até, fizeram subir a audiência do "Portugal no Coração". Também a "Praça da Alegria" com o regresso ao seu horário antigo subiu ligeiramente, o que só torna a RTP mas forte junto do público.

Já na SIC, as mudanças na grelha não tiveram a ver com 'buracos' na grelha mas sim, os resultados baixos ao início da tarde. A estação de Carnaxide desde que decidiu apostar na reposição de novelas portuguesas para a hora de almoço tinha vindo a perder audiência, tendo essa tendência aumentado com "Rosa Fogo", e claro, a SIC, como uma estação comercial, não podia ficar parada, tendo decidido, assim, retirar "Rosa Fogo" do ar, sendo que "Senhora do Destino" passou das 18h00 para as 14h00.

Tal como na RTP, estas medidas por parte da SIC não são as mais correctas para com os seus espectadores, principalmente em retirar do ar uma novela que ainda nem a meio se encontrava. Esta não é a primeira vez que esta situação acontece, já que "Negócio da China" também foi retirada do ar e, posteriormente, transferida para o horário da madrugada.

Completamente contra este tipo de situações, esperemos que situações semelhantes não voltem a acontecer seja em que canal for pois, acima de todos os interesses, os canais não se podem esquecer que vivem à conta dos espectadores, e estes têm que ser respeitados.
 
   
DIÁRIO HOT

Como o Diário Hot noticiou, as novelas da RTP1 e da SIC mudaram de horário. Ambas passaram a ser emitidas ao inicio das tardes.

Falando no geral, sinceramente, não gostamos muito da ideia de uma aposta andar a 'passear' de horário em horário. Se estreou naquele turno é lá que deve terminar. Além disso, várias pessoas podem deixar de seguir determinado programa, pois só tinham disponibilidade naquele horário, e os canais parecem só se importar com as audiências.

A ideia por parte da RTP1 de colocar ficção ao meio dia foi óptima, achamos que o canal deveria continuar a fazê-lo, não com "Os Nossos Dias" mas com outra aposta, uma série portuguesa do género de "Bem-vindos a Beirais", por exemplo.

"Os Nossos Dias" é uma telenovela que desde o inicio devia ter ido para as tardes, um elenco de excelência, uma história que prende ao ecrã. É claro que o 'buraco' que ficou quando "Windeck" terminou, tinha que ser tapado, "Depois do Adeus" não se aguentava sozinho no horário.

Como escrevemos em cima, não concordamos com as mudanças de horários que ocorrem depois da estreia, mas temos que admitir que "Os Nossos Dias" fica melhor nas tardes.

Passando para a SIC, outra coisa que não concordamos é retirar um produto do ar quando ele não chegou ao fim, mesmo em reposição. Foi isso que a estação de Carnaxide fez com "Rosa Fogo", apesar dos maus resultados, muitas pessoas acompanhavam a trama e vão, pelo menos agora, deixar de o fazer.

Nas tardes, "Senhora do Destino", também não estava bem, é verdade, o bom enredo da novela não correspondia as audiências. Este é o horário mais acertado, e acreditamos que a trama vá subir.

O inicio das tardes está agora muito completo em termos de apostas, a liderança pertence a novela da TVI "A Outra" mas poderia perfeitamente pertencer a "Senhora do Destino" ou "Os Nossos Dias", como também pode continuar do lado de Queluz de Baixo.

0 comentários:

Enviar um comentário