terça-feira, 1 de abril de 2014

RTP estreia série de reportagens "E depois de Abril"


A RTP estreia esta terça-feira uma série de reportagens de forma a assinalar os 40 anos do 25 de Abril. Intitulada de "E Depois de Abril", as reportagens inserem-se no "Telejornal".

A RTP ao longo de todo o mês de Abril vai assinalar os 40 anos do 25 de Abril com uma série de 23 médias reportagens intituladas "E Depois de Abril". Esta série documental trata-se de um retrato fiel do país antes e depois da revolução.

Na elaboração deste trabalho, a equipa envolvida teve por base o suporte de arquivo da RTP e que serviu de ponto de partida para contar a evolução do país em 23 extraordinários retratos. A estação pública reencontrou vários protagonistas de reportagens realizadas há 40 anos ou até mais, juntou portugueses que não se viam há décadas; fez um levantamento de questões sociais e comportamentais antes e depois da revolução.

Para Mafalda Gameiro, coordenadora do projecto, "é um orgulho imenso coordenar um projecto que também vai ficar para a história da RTP. Só um levantamento exaustivo do nosso arquivo histórico permite fazer uma série desta dimensão e só um trabalho de uma vasta equipa permite este brilhante resultado. A série 'E Depois de Abril' consegue fazer um fiel retrato de 40 anos de mudança em Portugal. Este conjunto de reportagens está a ser trabalhado há cerca de 3 meses".

"E Depois de Abril" teve a colaboração de Paulo de Carvalho. O artista aceitou cantar o título da série, inspirando-se na canção "E Depois do Adeus".

Para este projecto também foi pintado, nas instalações da RTP, um mural de 4m x 3m alusivo à revolução e inspirado nos murais pré- revolucionários. Este trabalho que teve a colaboração de dois finalistas do curso de pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Raquel Taquelin e Francisco Camilo.


Esta série documental é um trabalho de uma vasta equipa: os jornalistas Filipe Pinto, Marta Jorge e Teresa Nicolau; os repórteres de imagem Carlos Oliveira, David Araújo e João Martins e editores de imagem Paulo Nunes, Sérgio Tomás e Vanessa Brízido. Ainda contou com pesquisa arquivo de Teresa Fernandes, pesquisa documentação de Rita Rodrigues, grafismo de Nicolau Tudela, produção de Amélia Gomes Ferreira, autopromoção de Pedro Silveira Ramos e coordenação de Mafalda Gameiro.

"E Depois de Abril" estreia esta terça-feira, dia 01 de Abril, e será transmitida de segunda a sexta-feira, até dia 01 de Maio, integrada no "Telejornal".

0 comentários:

Enviar um comentário