quarta-feira, 28 de maio de 2014

RTP faz a primeira transmissão em Ultra HD


A RTP em parceria com o MEO e a Samsung vai fazer a primeira transmissão experimental em Ultra HD. A experiência vai ocorrer com a transmissão do jogo de preparação para o mundial Portugal x Grécia.

A RTP em parceria com o MEO e a Samsung vão assegurar a primeira emissão do Mundo em Ultra HD e em directo, através de duas plataformas em simultâneo (Fibra Óptica e Satélite), num preview tecnológico exclusivo, durante o jogo de preparação para o mundial Portugal x Grécia, no dia 31 de Maio.

Esta emissão de estreia em Ultra Definição será realizada pela RTP, operador de Serviço Público de media, que mais uma vez faz história e inova, depois de ter sido a responsável pela primeira emissão televisiva, há 50 anos, e também pela primeira emissão de TV a cores.

O encontro de preparação da Selecção Nacional será transmitido em Ultra HD através da Fibra Óptica do MEO e visionado em televisores Samsung que incorporam a tecnologia de Ultra Definição. Estas Smart-tvs da Samsung estão aptas a ver o jogo Portugal x Grécia através da incorporação de uma aplicação interactiva MEO UHD, desenvolvida pelo MEO.

Em simultâneo com a transmissão em Fibra Ótica via OTT (Over-The-Top), o encontro será também transmitido com qualidade UHD via satélite, em exclusivo na Sala MOCHE do MEO Arena, em Lisboa, sendo o sinal recepcionado através dos protótipos das MEOBoxes Ultra HD (receptores digitais Samsung UHD) e visionado em televisores Samsung com a mesma tecnologia. Esta transmissão do jogo via satélite conta com a participação da Hispasat como a entidade que forneceu a capacidade de segmento espacial necessário para esta emissão.

A tecnologia UHD, multiplica por 4 a actual definição Full HD, e deverá ser a referência no mercado nos próximos anos. Ou seja um televisor actual Full HD pode atingir uma resolução de 1920 x 1080 pixéis, sendo que a Ultra Definição apresenta 3840 x 2160 pixéis no total. A definição UHD proporciona uma noção ainda maior de profundidade, fazendo com que os telespectadores exclusivos deste jogo se sintam quase como se estivessem a apoiar a Selecção Nacional a partir da bancada. A intensidade e as imagens ainda mais naturais, realistas e nítidas possibilitadas pela tecnologia UHD, assumem assim particular importância em contexto futebolístico.

Esta transmissão em Ultra HD da RTP será realizada com a colaboração dos seguintes parceiros tecnológicos: Medialuso para a captura de emissão e produção UHD; Elemental Technologies para codificação em HEVC e DASH; Hispasat para o fornecimento de capacidade do segmento espacial de satélite; Samsung como fornecedor de Televisores UHD e Set-Top Boxes UHD; MEO para a contribuição em fibra óptica, uplink e distribuição da emissão Ultra HD pelas plataformas Satélite e OTT, assim como o desenvolvimento da aplicação interactiva Ultra HD para o OTT.

0 comentários:

Enviar um comentário