quarta-feira, 25 de junho de 2014

A última (e muito remota) oportunidade para Portugal


É o jogo do tudo ou nada. A eliminação está praticamente garantida e uma goleada só não chega para a permanência neste Mundial. O jogo que une uma nação em torno de um milagre realiza-se às 17h desta quinta-feira e terá transmissão exclusiva na RTP1.

"Porque para Portugal nada é impossível antes do último apito." Este é o mote da RTP para a partida decisiva desta quinta-feira frente à selecção do Gana. Embora muito remota, a qualificação da Selecção Portuguesa para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo é matematicamente possível. Mas nestas contas a equipa treinada por Paulo Bento não depende apenas de si para permanecer na competição.

À mesma hora da partida entre Portugal e Gana (ambos com um ponto) em Brasília, as selecções alemã e norte-americana (ambas com quatro pontos) defrontam-se em Recife. Feitas as contas, um empate será suficiente para que a Alemanha e os Estados Unidos sigam em frente. Perante este cenário, Portugal é imediatamente eliminado do Mundial, mesmo vencendo o Gana. Uma vitória só não basta à equipa das quinas: é necessário golear os ganeses e esperar que a Alemanha derrote os EUA.

Como Portugal tem uma diferença de quatro golos negativos e os Estados Unidos de um golo (positivo), com a combinação dos resultados dos dois jogos a selecção nacional tem de anular cinco golos. Por exemplo, se a equipa portuguesa ganhar ao Gana por 3-0, precisa que a Alemanha derrote por 2-0 os americanos.

Perante as muitas possibilidades de resultados, a ansiedade de técnicos e jogadores é transversal à de um país que se une a uma última esperança. O jogo decisivo está marcado para as 17h portuguesas no Estádio Nacional de Brasília. A transmissão em Portugal está a cargo da RTP1.

0 comentários:

Enviar um comentário