domingo, 1 de junho de 2014

ESPECIAL - "Mulheres"

   
Agora que já conhece a história de "Mulheres", prosseguimos este especial dando-lhe a conhecer o elenco desta nova novela da TVI. Com Maria Rueff, Sofia Alves, Fernanda Serrano, Susana Arrais, Paula Lobo Antunes, Jéssica Athayde e Gabriela Barros, esta produção da Plural conta com outros grandes nomes como o de João Reis ou Albano Jerónimo.
(Nota: Primeiro vem o nome do actor e depois o nome da personagem)


Sofia Alves - Mariana Fonseca
É uma mulher alegre, empreendedora, profissional e com uma família de sonho. Agente imobiliária na ImoAndrade, aos seus quarenta anos sente-se plena, com uma carreira invejável e vinte anos de casamento felizes ao lado do marido, Guilherme. Depois de quase perder a filha, Duda, num acidente, decide repensar a sua vida, aventurar-se e abrir a sua própria empresa imobiliária, a Em Sua Casa, para a qual contrata apenas outras mulheres, a maioria inexperiente mas com vontade de aprender. A vida de Mariana parece à prova de insucessos. O que lhe poderá acontecer que abale esta harmonia?

Albano Jerónimo - Guilherme Fonseca
É um homem feliz ao lado da mulher que ama, Mariana, um pai presente e um advogado de sucesso ligado à área dos espectáculos. Inteligente, informal, sexy e com um bom sentido de humor, este príncipe encantado prefere a sua mota a andar de carro. Atraente, sempre teve muitas mulheres atrás de si, mas foi Mariana que escolheu como “a tal”. É completamente apaixonado por ela, mesmo quando sente que ela se está a tornar distante. Apesar disso, quando der por si, estará a aproximar-se de outra mulher, a bela Bárbara, e terá de lutar para recuperar o seu casamento outrora perfeito.

Inês de Sá Frias - Eduarda "Duda" Fonseca
Filha única de Mariana e Guilherme, desportista, adora bodyboard e sonha dedicar-se à competição nesse desporto. Sofre um acidente no arranque da história que fará a sua mãe repensar o seu excesso de trabalho e decidir mudar de vida. Duda apaixona-se por Sérgio, com quem viverá uma turbulenta relação amorosa.

Fernanda Serrano - Camila Andrade
Bonita, elegante, discreta e sofisticada, é uma das mulheres mais badaladas da sociedade portuguesa. Aparentemente, tem uma vida feliz, mas a verdade é que o dinheiro e os luxos não lhe trazem a menor felicidade. É, na verdade, triste e solitária, submissa e descontente com a relação que tem com o marido, Manuel, e o filho, Sérgio. Nunca concluiu o liceu, não trabalha, e o que mais ambiciona aos 40 anos, acabados de fazer, é voltar a estudar e rever a mãe e o irmão que não vê há 20 anos. É que Camila não se chamou sempre Camila e não foi sempre esta “personagem” que o marido criou para ela quando a tirou da família, tinha ela 17 anos. O verdadeiro nome de Camila é Marlene, filha de uma prostituta toxicodependente, que a trocou por dinheiro. Manuel não quer que ninguém conheça o passado de Camila, só que “Marlene” anseia por liberdade e não poderá ser contida para sempre…

João Lagarto - Manuel Andrade
Figura influente da sociedade, é proprietário da ImoAndrade, um dos maiores grupos imobiliários do país. Casado com Camila e pai de Sérgio, é um homem poderoso e habituado a mandar, que reage muito mal às contrariedades. Vai fazer de tudo para impedir que a mulher saia de casa e se divorcie dele, para impedir que o filho namore com Duda e para impedir Mariana de ter sucesso, depois de ter explorado o seu talento para as vendas durante 10 anos. Acha que tudo tem um preço… até as pessoas. Está convencido de que pode comprar tudo com dinheiro, tal como comprou a jovem Marlene à mãe dela e a transformou em Camila, a sua bela e sofisticada esposa.

David Esteves - Sérgio Andrade
Filho único de Camila e Manuel, acredita que é o melhor, que nasceu para ter sucesso e que os pais têm a obrigação de realizar todos os seus sonhos. Terminou o seu curso em Economia e planeia ir para Londres fazer o MBA. É, na verdade, mais filho de Manuel do que Camila, no sentido em que foi mais educado pelo pai do que pela mãe. Com ele aprendeu que o dinheiro é o mais importante na vida. Os seus valores vão ser postos à prova por Duda, que é o seu oposto e com quem terá uma relação amorosa turbulenta.

Susana Arrais - Cláudia Cardoso
Arquiteta e amiga de longa data de Mariana, reaproxima-se dela para recuperar a casa onde esta vai instalar a sua nova imobiliária. O seu grande drama é ter um marido alcoólico, facto que ela tenta esconder do mundo. Sofre em silêncio. O seu casamento com Vicente está nas últimas e ela não sabe o que fazer para o ajudar, nem onde está o jovem charmoso por quem se apaixonou. Sabe que não aguentará esta situação indefinidamente…

Diogo Mesquita - Óscar Zenha
Advogado, frio e calculista, é primo de Manuel e chega a Portugal contratado por este para o defender no processo de divórcio com Camila. Na sua vida privada é um Don Juan. Casou três vezes e três vezes se divorciou, e isso fá-lo acreditar que o casamento não é para ele. Gosta de relações sem compromissos, mas ver-se-á apaixonado por Camila e a perceber que Manuel está errado, comprometendo o processo de divórcio dos dois.

Lucinda Loureiro - Jacinta Canelas
Mãe de Camila, abdicou dela quando a filha tinha 17 anos e “vendeu-a” a Manuel, a troco de uma quantia regular de dinheiro. Com esse rendimento, passou a poder sustentar Fábio, o filho mais novo, deixar a prostituição e tentar tratar a sua adição. Só que, depois de uma vida de excessos, a sua saúde está por um fio e Jacinta não quer morrer sem ver a filha e lhe pedir perdão…

Afonso Lagarto - Fábio Canelas
Filho de Jacinta e irmão mais novo de Camila, mora no Porto, onde explora um pequeno café. Depois da morte da mãe, vem para Lisboa com a sua filha Júlia e fica a morar numa residencial com Camila. Acaba por ter um fim trágico…

João Reis - Vicente Cardoso
É o marido de Cláudia, professor universitário e escritor. À noite, escreve os seus livros, sempre acompanhado pela sua melhor amiga: a garrafa de whisky… O seu problema de alcoolismo está a agravar-se cada vez mais, pondo em causa a escrita, o emprego e o casamento. Só sob uma grande pressão e depois de bater muito no fundo é que aceita ter um problema que precisa de tratamento. Será uma luta diária para recuperar o poder sobre si mesmo…

Cristina Homem de Mello - Ester Pimenta
Advogada, é sócia de Guilherme. É feminista, no sentido das verdadeiras feministas portuguesas – é uma mulher culta e atenta à condição da mulher, ao estudo do feminino, e aos direitos humanos em geral. Especialista em Direito da Família, é casada com a profissão, na qual acredita profundamente, e ainda dedica o tempo que lhe sobra a ajudar vítimas de violência doméstica. Casou-se três vezes, mas foi sempre infeliz. Vai ajudar Camila, Diana e Bárbara nos seus processos de divórcio. Com o caso de Bárbara vai envolver-se mais a fundo, percebendo que este corre o risco de terminar de forma mais trágica…

Paula Lobo Antunes - Diana Flores
Casada com Alberto, não tem filhos, apenas um cão, Leo. É uma mulher moderna, elegante e um pouco rígida. É muito profissional e competitiva, tendo-se sempre em grande consideração. Dificilmente dá o braço a torcer e tem dificuldade em assumir que está errada. Oriunda de uma família de classe média, esforçou-se para ter mais e melhor. Conheceu Alberto na universidade e reconheceu nele a sua alma gémea. Contudo, com o tempo, foi percebendo que ele não era tão ambicioso como ela e que, sobretudo, não está disposto a tudo para atingir os seus objetivos, além de acreditar que é melhor profissional que ele. Trabalha na mesma multinacional que Alberto, onde ambos fizeram carreira. Diana ambiciona a promoção para a qual se tem vindo a preparar, mas acaba por ver a mesma ser entregue ao marido e, pior, é despedida. Com o orgulho ferido, encontra trabalho na imobiliária Em Sua Casa, onde vai lutar para recuperar a sua carreira mas também pôr em risco o seu casamento com Alberto.

Pedro Laginha - Alberto Flores
Casado com Diana, não tem filhos. O mais próximo é o seu adorado labrador Leo. É um homem afetuoso e educado, simpático com os vizinhos. É o típico yuppie que graças à sua perseverança conseguiu progredir na empresa multinacional onde entrou pela mão da mulher. Alberto sabe que Diana é competitiva e admira a sua ambição, mas, ao contrário dela, não está disposto a tudo para triunfar na sua carreira. Dá prioridade aos sentimentos. Deseja ter filhos, mas sabe que a concretização deste desejo não será fácil, pois Diana tem a carreira no topo das suas prioridades.

Maria Rueff - Margarida Gomes
Casada com Armando e mãe de Viviana e César. Aparenta ter mais idade do que realmente tem. Esqueceu-se de si própria quando pôs o marido, os filhos e o trabalho no topo das prioridades da sua vida. É conservadora e um pouco desorganizada, mas é ela que assume todas as tarefas domésticas, algo a que a sua família não dá o devido reconhecimento. É muito maternal e dedicada a Viviana e César. Com tudo o que tem em mãos, acabou por se desleixar, ganhou peso e deixou de cuidar de si própria. Encontrou refúgio na comida, especialmente nos doces. Conhece o seu marido desde sempre, cresceram juntos na Mouraria, começaram a namorar na adolescência e acabaram por casar. Armando foi o seu primeiro namorado, amante e é seu marido há quase vinte e cinco anos. A saída de casa de Armando vai ser um rude golpe na vida desta mulher, pois, apesar de conformada com a vida conjugal que tem, sempre se imaginou a envelhecer ao lado do marido e ainda acredita que o afastamento do marido é apenas uma crise passageira.

Manuel Wiborg - Armando Gomes
Casado com Margarida, pai de Viviana e César. É um taxista em crise de meia-idade. Armando está farto da mulher, da família, da rotina que se instalou na sua vida nos últimos anos. A sua relação com Margarida arrefeceu há muito, desgastada pelos problemas de dinheiro, excesso de trabalho, preocupações com os filhos… Procurou uma solução para esta crise pessoal e encontrou-a em Mónica, a jovem operadora telefónica da central de táxis, que é sua amante há dois anos. Com Mónica, Armando tenta recuperar a sua juventude, começando a preocupar-se mais com o seu look e físico. Mas Armando não estava à espera que ela se apaixonasse e começasse a ser mais exigente.

Daniela Melchior - Viviana Gomes
Filha de Margarida e Armando, irmã de César. É uma rapariga bonita e fashion, reflexo da sua obsessão pela imagem. Frequenta uma licenciatura em Artes Performativas numa universidade privada, paga, a custo, pelos pais, depois de não ter conseguido entrar na Escola Superior de Teatro e Cinema. O seu interesse não passa por singrar enquanto atriz, mas sim tornar-se famosa, ser reconhecida e aparecer nas capas das revistas. É adepta do culto do corpo, sendo viciada em dietas e exercício físico. Controla o seu peso ao miligrama. Está sempre a pedir dinheiro aos pais para manter os seus vícios. Tem uma relação conflituosa com o irmão e irrita-se frequentemente com a mãe por ela se ter desleixado, culpando-a por o pai se ter ido embora de casa.

Leonardo Marques - César Gomes
Filho de Margarida e Armando, irmão de Viviana. É um adolescente normal que frequenta o 12º ano. É bom aluno, estando entre os melhores da sua turma, apesar de não ser o mais ajuizado. Em casa, tem uma relação complicada com Viviana com quem passa o tempo às turras, principalmente por causa da forma como a irmã trata a mãe. É com Margarida que César tem uma relação mais próxima. Não se identifica tanto com o pai, pois acha-o monótono e conformado. A saída de casa de Armando será, portanto, um choque para César. Este acontecimento irá transformar César aos poucos, fazendo-o passar de bom aluno a um jovem problemático.

Sofia Ribeiro - Mónica Santos
Solteira. Amante de Armando. Trabalha numa central de táxis como operadora telefónica. É uma mulher muito bonita e voluptuosa que atrai as atenções masculinas. Preocupa-se com a sua imagem, passa muito tempo no salão de beleza e usa sempre roupas provocantes. Mónica quer ser sempre o centro das atenções e não tem problemas em usar os seus atributos físicos para conseguir o que quer. Contudo, e sem ela contar com isso, está apaixonada por Armando, um homem casado com quem tem um caso há dois anos. Está farta de ser a outra e reclama por atenção e muito mais… Quer que Armando largue a família para ficar com ela.

Jéssica Athayde - Bárbara Rodrigues
É uma mulher sonhadora presa num casamento onde não é feliz. Mudou-se de Beja para Lisboa com aquele que viria a ser seu marido, Jorge, iludida com promessas de um futuro na área da moda, mas depressa a sua vida passou a resumir-se a uma dependência total de um marido violento. Vítima de violência doméstica, já foi mais crente na hipótese de tudo se resumir a uma má fase no casamento. Partilha a casa com Jorge e a sogra, Quitéria, que lhe inferniza cada segundo de convivência. Ambiciona ser independente financeiramente para se libertar de Jorge. Terá em Mariana e no seu novo negócio a esperança de escapar a um futuro negro. No que diz respeito ao coração, Bárbara não nasceu para acertar e ainda terá muito sofrimento pela frente.

Luís Gaspar - Jorge Rodrigues
É economista, marido de Bárbara. Sem que isso seja consciente, repete o ambiente familiar pesado em que cresceu. É violento, abusivo e controlador, o que não impede que seja manipulado pela mãe, Quitéria, que insiste em virá-lo contra Bárbara. Tem uma grande ligação com a mãe e nunca hesita em ficar do seu lado. O seu casamento há muito se desmoronou, mas Jorge acredita que Bárbara irá perdoá-lo eternamente, mesmo face à repetição infinita das suas crueldades.

Carmen Santos - Quitéria Rodrigues
É uma mulher amarga e rancorosa, viveu um casamento complicado que terminou apenas com a morte do seu marido, pai de Jorge. Doméstica, nunca trabalhou fora de casa e domina todas as tarefas do lar com perfeição. Vive com o filho e a nora, Bárbara, que detesta e que faz questão de tornar infeliz. O seu maior desejo é ver o filho separar-se de Bárbara e acredita que ela merece todas as maldades que ele lhe dirige. Por isso, continua a incitá-lo a perpetuar um comportamento violento e censurável contra Bárbara.

Gabriela Barros - Flávia Ferreira
É uma mulher de garra e luta diariamente para que não falte nada em casa, principalmente a Clarinha, a sua filha de nove anos. Vive em união de facto com Maurício, de quem engravidou cedo. Com o desemprego de longo prazo do companheiro, Flávia arranja vários empregos temporários. Vai perder a casa da família num mau negócio feito por Maurício, numa tentativa desesperada de conseguir dinheiro para a família. A relação entre ambos acusa um grande desgaste. Flávia acabará por trabalhar na Imobiliária de Mariana, o que lhe abrirá portas a grandes mudanças na sua vida… e no amor.

Afonso Pimentel - Maurício Sousa
É o companheiro de Flávia, pai de Clarinha e está desempregado há meses. O desemprego mergulhou Maurício numa depressão que afeta não só a sua motivação para procurar emprego, mas também o seu casamento, uma vez que a dinâmica da casa se alterou e o papel de ganha-pão principal passou a ser assumido por Flávia. É carinhoso e companheiro da filha, mas está cada vez mais distante da mulher.

Margarida Nazário - Clarinha Ferreira Sousa
É filha de Flávia e Maurício. Maria-Rapaz, adora jogar futebol e é muito cúmplice do pai. Herdou da mãe a sua força mas é, na verdade, menina do papá e defende-o sempre perante Flávia. Ao ver o pai e a mãe afastarem-se por causa da falta de emprego de Maurício, Clarinha vai tentar, à sua maneira, ajudar, o que a vai levar por caminhos perigosos, com consequências que ela não estará pronta para enfrentar sozinha.

Virgílio Castelo - Hélder Peralta
É um homem sensível, preocupado e muito amigo. Partilha casa com Ângela, sua sócia no cabeleireiro de que são donos e onde ambos trabalham. Apesar de ser homossexual e cabeleireiro, Hélder foge ao estereótipo. Conhece os seus clientes como ninguém e tenta ajudar todos da melhor maneira. Está apaixonado por Daniel, com quem tem uma relação estranha. É o melhor amigo de Mariana, que acompanhará na fase mais complicada da sua vida.

Maria João Esteves - Ângela Esteves
É uma mulher enérgica e alegre. Mais do que sócia de Hélder no cabeleireiro onde trabalham, é sua amiga e companheira de casa. É uma das maiores críticas do relacionamento que Hélder tem com Daniel, apesar de ser uma romântica incurável. Sonha encontrar o seu grande amor antes de completar trinta anos e essa pressão faz com que aja com algum desespero e falta de cuidado à procura do companheiro ideal, o que a torna vulnerável a maiores dissabores.

Afonso Araújo - Daniel Leiria
É manequim e sonha ser conhecido no mundo da moda, seja a que preço for. Usa a sua beleza física e o impacto que esta tem junto de homens e mulheres, para seu próprio benefício económico e para se promover. Apesar de ser heterossexual tem uma relação estranha com Hélder, de quem se aproximou por interesse. Daniel tem uma má relação com dinheiro, daí que procure obtê-lo de forma rápida e eficaz.

Sérgio Praia - Renato Torres
Oriundo de uma família humilde, tinha pouco e o que tem atualmente conseguiu-o graças ao seu trabalho. Apesar disso, não esqueceu as suas origens. É proprietário da ConstrucTorres e parceiro da ImoAndrade, mas essa parceria tem os dias contados. Torres tem bom carácter, é lutador e trabalhador. Desde a morte da sua mulher, tornou-se um solitário, mas é de paixões profundas e verdadeiras.

João Vicente - Emílio Lopes
É o concorrente direto de Mariana na ImoAndrade. Cresceu numa família de classe média e é um homem ambicioso e com poucos escrúpulos. O seu maior objetivo é ser tão rico e poderoso como o seu chefe, Manuel, e a sua arma secreta nas vendas é o seu charme. A rivalidade com Mariana consome-o e Emílio inveja-a sem nunca o admitir. É o homem de confiança de Manuel na imobiliária mas, apesar disso, sente-se subestimado e injustamente substituído.

Gustavo Vargas - Gaspar Machado
Solteiro. É eletricista de profissão. Cresceu na Damaia e andou em escolas de ambiente violento, o que acabou por lhe moldar a personalidade e dar-lhe uma postura machista e agressiva. É homofóbico e mentiroso. Agitador, gosta de provocar confusões. Tem dificuldade em relacionar-se com a maioria das pessoas e em explicar-se em conversas, optando sempre por uma postura mais agressiva, postura essa que desaparece quando Gaspar está junto de Ângela, de quem gosta, mas a quem é incapaz de se declarar. Trabalha com Telmo, de quem é chefe e com quem se dá bem, não desconfiando que ele é homossexual.


Hugo Costa Ramos - Telmo Cavaleiro
Solteiro. Trabalha com Gaspar. É uma espécie de “faz-tudo”, desde pedreiro, a eletricista, a canalizador. É simpático, disponível e educado. Tem um aspeto físico atraente que atrai os olhares femininos. Contudo, desde a adolescência que Telmo percebeu que a sua orientação sexual era diferente da dos colegas, dos quais escondeu a sua homossexualidade de maneira a não ser ostracizado. Mais velho, foi encontrando trabalho na construção civil, ambiente homofóbico por natureza, o que foi contribuindo para que Telmo se retraísse mais para assumir a sua homossexualidade. Trabalha com Gaspar, mas não partilha da mesma postura dele, tanto a nível pessoal como profissional. Vive com o dilema de saber que um dia vai ter que assumir quem realmente é.

Júlia Belard - Carla Proença
É uma rapariga atraente, que sobressai pela diferença. Usa roupas confortáveis e pouca maquilhagem, está no oposto do materialismo. Estuda Veterinária e, à noite, trabalha como empregada de mesa num bar onde Alberto se torna cliente assíduo. É vegetariana e muito espiritual, adora animais e o contacto com a natureza, e é praticante de Ioga e Tai Chi.

0 comentários:

Enviar um comentário