quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mundial 2014: tudo a postos na RTP


A RTP é a televisão oficial do Mundial no Brasil e vai dedicar várias horas da sua emissão à competição, com um acompanhamento destacado da Selecção Nacional na televisão, na rádio e na Internet.

A RTP já está a postos para a Copa do Mundo da Fifa 2014 e, durante as próximas semanas, vai dedicar grande parte da sua emissão à competição que se inicia esta esta tarde, e onde participam 32 selecções, divididas na primeira fase em 8 grupos.

O acompanhamento do Campeonato do Mundo de Futebol será feito nas várias plataformas da estação pública: televisão, rádio e na Internet. Na televisão, a RTP1 e a RTP Informação serão os canais por excelência do Mundial: o primeiro contará com a transmissão de 36 dos 64 jogos da competição (com as partidas da Selecção Nacional em pleno exclusivo) e o canal informativo dedicará ainda a sua programação a espaços de análise e comentários.

RTP INFORMAÇÃO COM OITO HORAS DIÁRIAS DEDICADAS AO MUNDIAL

A RTP Informação irá dedicar quase oito horas diárias ao Mundial, acompanhando a par e passo o que se passa com a Selecção Nacional. No Brasil, a emissão conta com a coordenação de Hugo Gilberto, contando consigo uma equipa de 12 profissionais: Paulo Sérgio, o narrador de serviço nos jogos de Portugal, Alexandre Santos, com a missão de acompanhar os adversários de Portugal, Pedro Martins, para os estágios, treinos e conferências de imprensa da selecção, João Pacheco Miranda (correspondente da RTP no Brasil) e António Esteves. Já cá em Portugal a coordenar toda a emissão estará João Pedro Mendonça.

As primeiras novidades do dia chegam logo ao meio-dia. Com directos ao Brasil, Carlos Manuel Albuquerque vai fazer o balanço do dia anterior e actualizar as notícias sobre a Selecção sempre com dois convidados. Já entre as 15h00 e as 17h00 o pivô regressa à antena do canal informativo com mais dois convidados, para acompanhar a actualidade da equipa das quinas.

Ao final da tarde a emissão passa para o comando de Inês Gonçalves. A jornalista irá fazer o primeiro balanço do dia, fazendo o pós-match do primeiro jogo do dia, contando também com dois convidados em estúdio.

Já à noite, a emissão na RTP Informação fica a cargo de Manuel Fernandes Silva. Este programa segundo o José Manuel Portugal, Director de Informação da RTP, é o formato "de excelência da noite, com comentário, análise, com recurso às novas tecnologias, como a utilização de ferramentas como o Facebook, Twitter e aplicações de second screen, para a interactividade com os espectadores".

Para comentar o Mundial 2014, além dos comentadores habituais de futebol, a estação pública conta com Rui Costa, Costinha, Domingos Paciência, Carlos Carvalhal, Manuel José, Vítor Pereira e Paulo Fonseca.

RTP1 com programas especiais

Ao final da noite, a bola passa da RTP Informação para a RTP1, onde Jorge Gabriel e Inês Gonçalves apresentam o programa "Mundial Somos Nós". Um formato de 45 minutos e que vai combinar informação com entretenimento.

Ainda no primeiro canal, nos dias em que Portugal joga, durante o dia Carlos Daniel e Inês Gonçalves são os anfitriões de uma emissão especial que irá ter lugar lugar no Funpark da RTP, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.

Caso a Selecção Nacional vá mais longe, e chegue mesmo à grande final do Campeonato do Mundo de Futebol, o Director de Programas da RTP garante que a RTP irá "fazer o 'Telejornal' em directo do Rio de Janeiro", garantindo que "a redacção da RTP está toda a trabalhar para o Mundial porque este é um eixo estratégico para a empresa".

O pontapé de saída é feito pela equipa da casa, o Brasil, frente à Croácia, às 21h. Mas antes dos protagonistas entrarem em campo, haverá ainda a cerimónia de abertura, agendada para as 19h, e que promete uma homenagem ao Brasil e aos seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol.

Estes "tesouros" cariocas serão representados por personagens e adereços, com destaque para uma bola de led que se movimentará pelo relvado. O espectáculo será encerrado pelo rapper Pitbull, as cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte e o Olodum, com o tema oficial do Mundial 2014, "We are One".

0 comentários:

Enviar um comentário