sexta-feira, 25 de julho de 2014

RTP2 transmite homenagem a Elisabete Matos

  
A RTP2 irá transmitir esta sexta-feira uma homenagem a Elisabete Matos. O canal público irá transmitir um documentário sobre a soprano, seguindo-se de um espectáculo do Festival ao Largo.

No ano em que Elisabete Matos celebra 25 anos de carreira, a RTP2 irá transmitir esta sexta-feira, dia 25 de Julho, uma homenagem à soprano. Esta emissão irá ser divida em duas partes: a primeira com a transmissão de um documentário, seguindo-se um espectáculo.

Intitulado de "Portugal, Retratos de Sucesso - Elisabete Matos", o documentário sobre Elisabete Matos da autoria dos jornalistas Mafalda Gameiro e Jorge Almeida irá ser emitido às 22h40. Este trabalho irá fazer uma retrospecção da carreira da soprano, uma das mais importantes a nível mundial, tendo já cantado ao lado de grandes nomes do canto lírico como o de Plácido Domingo e José Carreras. Além disso, Elisabete Matos já actuou nos principais teatros mundiais.

Após o documentário, segue-se o concerto de homenagem inserido no "Festival ao Largo 2014". O Largo do Teatro Nacional de São Carlos recebeu Elisabete Matos, na celebração dos seus 25 anos de carreira, acompanhada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Tendo estrelado a Tosca no Metropolitan Opera House (MET) em dezembro último, será a Tosca especialmente recordada no Festival ao Largo 2014, ao lado de um dos maiores Scarpia da actualidade, o lendário Sergei Leiferkus, que quis associar-se ao tributo a uma colega com quem já colaborou e de quem é admirador confesso.

Juntam-se, neste tributo, uma série de jovens cantores portugueses e ainda é assinalado o regresso à Orquestra Sinfónica Portuguesa do Maestro John Neschling, que interrompe por uma semana o seu lugar de titular do Teatro Municipal de São Paulo e se desloca especialmente a Lisboa para o efeito.

Chegar ao Metropolitan Opera House (MET) como estrela e, sobretudo, voltar ao MET pelo sucesso obtido representa, hoje, a consagração de uma carreira operática. É um caso único em Portugal (privilégio somente alcançado por Maurício Bensaúde há um século atrás), que merece ser recordado quando se celebram os 25 anos de carreira da soprano Elisabete Matos.
  

0 comentários:

Enviar um comentário