quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Jogos da Liga vão continuar de fora dos canais generalistas


Os jogos de futebol da Primeira Liga vão continuar a ser transmitidos no cabo. Segundo o Correio da Manhã, RTP, SIC ou TVI não fizeram qualquer proposta à Sport TV ou à Benfica TV.

O Campeonato Nacional de Futebol irá, pelo terceiro ano consecutivo, ser apenas transmitido nos canais cabo. A informação é avança pelo Correio da Manhã, que adianta que até está quarta-feira, 13 de Agosto, nenhum canal generalista (RTP, SIC ou TVI) fez qualquer proposta à Sport TV ou Benfica TV (BTV) para adquirir os direitos de transmissão dos jogos da Primeira Liga.

Esta decisão das três estações de televisão segue em contra-ciclo à lista de eventos de interesse público a serem transmitidos em canal aberto, revista pelo Governo e divulgada em Outubro de 2013, que inclui a transmissão de um jogo por jornada da Primeira Liga 2014-2015 em que esteja presente uma das cinco equipas mais bem classificadas nas épocas anteriores.
Apesar desta lista, é de ressalvar que nem a Lei da Televisão nem o despacho do Governo obrigam os canais generalistas, públicos ou privados, a comprar os direitos da prova ou de qualquer outro evento intitulado de "interesse público".

Segundo fontes ouvidas pelo referido jornal, esta decisão dos canais devem-se especialmente às "actuais condições do mercado" uma vez que "não há dinheiro para fazer esse tipo de investimento". Além disso, o alargamento da obrigatoriedade da transmissão de jogos dos cinco primeiros classificados, e não apenas do Benfica, FC Porto e Sporting, "afasta o investimento publicitário e, consequentemente, provoca o desinteresse dos canais generalistas".

Recorde-se que, actualmente, a Sport TV detém os direitos de transmissão de todas as partidas da competição, à excepção dos jogos do Benfica no Estádio da Luz, que serão são transmitidos pela BTV. Já em sinal aberto, os espectadores vão poder continuar a acompanhar na RTP os jogos da Selecção Nacional, na SIC os da Liga Europa e na TVI a Liga dos Campeões.

0 comentários:

Enviar um comentário