segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"Análise Sem Segredos" | #semana1


A "Casa dos Segredos" voltou a abrir portas, trazendo consigo novos concorrentes e muitos segredos. Dos mais de 100 mil candidatos apenas 22 conseguiram um lugar na casa mais secreta de Portugal. Os dados estão lançados e o jogo já começou. Agora, que vença o melhor - pelo menos, assim se espera!
A porta da casa mais secreta e vigiada de Portugal foi reaberta no passado domingo, 21 de Setembro, para receber os novos inquilinos da Voz. Vinte e um novos concorrentes foram chamados nesta que é a quinta edição da "Casa dos Segredos" - um programa que, uma vez mais, promete estar repleta muitas intrigas e polémicas.

Entre as várias novidades desta "nova" casa, Teresa Guilherme revelou, desde logo, os concorrentes detentores de 7 dos 20 segredos. O primeiro a desvendar o seu segredo foi Luís M., tendo-se seguido Odin, Daniela e Elisabete, Bruno, Sofiya, Inês e Luís C.

Falando agora de Odin, cujo segredo é "Tenho um fetiche pela Teresa Guilherme", consideramos totalmente despropositado o momento em que o concorrente fez uma tatuagem que, segundo a própria tatuadora, é irreversível - tudo por causa do seu segredo. Se a ideia era brincar com o concorrente, podiam ter pensado noutra forma de o fazer já que para o programa e o jogo em si a tatuagem não traz nada de relevante, antes pelo contrário. Mas tão culpado é quem teve a ideia como quem permitiu que ela fosse levada avante - neste caso, o próprio Odin.

Não podemos, também, deixar de dar um pequeno apontamento sobre o "Quarteto Fantástico" da casa. Bruno, que se auto intitula o "machão" da zona e afirmou orgulhosamente "não ser um homem de uma mulher só", foi "apanhado" (ou fingiu-se apanhado) pela produção. Isto porque não foi apenas a sua namorada, Inês (ou como ele a queira chamar já que têm "uma relação aberta") que entrou na casa, mas também duas ex-namoradas: Flávia e Sofiya. Perante todo este enredo, perguntamo-nos: mas afinal isto é a "Casa dos Segredos", a "Casa dos Amores" ou "A Casa do Sexo"? E o jogo dos segredos, onde fica? Pelas audiências, vale tudo!

Saídas e entradas na primeira noite de nomeações

Prossigamos nesta primeira análise sobre a "Casa dos Segredos" e passemos em revista a primeira noite de nomeações, recheada de entradas e saídas. Depois de Teresa Guilherme ter revelado na gala de estreia que todos os rapazes tinham ficado nomeados, Vítor foi o primeiro concorrente escolhido pelos portugueses para abandonar a casa. Ainda no que diz respeito em saídas, a noite ficou também marcada pela desistência da concorrente açoriana Célia.

Mas nem só de saídas se fez a noite de nomeações. Na casa entraram Daniela e Elisabete, o falso casal lésbico que passou os dois primeiros dias no quarto secreto no sentido de preparar a sua estratégia.

A fechar a noite, os rapazes foram ao confessionário conversar com Teresa Guilherme onde tiveram que nomear duas raparigas. No final das nomeações, Sofiya, Agnes, Cinthia e Cristiana reuniram as preferências.

Botão dos segredos já se ouviu

A primeira semana ficou ainda marcada pela revelação do primeiro segredo. Elisabete entrou na casa e rapidamente entrou em acção. A concorrente foi a primeira a carregar no botão dos segredos, tendo como alvo Hugo. Para a jovem de Felgueiras, o concorrente tem o seu pai dentro da Casa, segredo que a Voz confirmou pertencer a Hugo.

Ainda no que toca a segredos, Cristiana também tentou a sua sorte, mas sem o sucesso de Elisabete. A jovem tentou adivinhar o segredo de Daniel e Liliana, dizendo que os dois teriam uma relação, mas a Voz esclareceu que este não é o segredo dos concorrentes.

Sofiya é expulsa

Chegados a domingo, Teresa Guilherme regressou para a segunda gala da quinta edição da "Casa dos Segredos". Entre surpresas e emoções, a noite ficou marcada pela revelação do segredo de Agnes e a expulsão de Sofiya.

Mas comecemos por falar da entrada de Rita Pereira e Mickael Carreira como convidados especiais. O cantor foi o primeiro a entrar na casa, tendo cantado o tema "Bailando", seguindo-se a actriz que, disfarçada como Luena, tentou enganar os concorrentes. Na nossa opinião, estas duas entradas especiais não contribuíram em nada para o programa, primeiro porque, supostamente, após a entrada de todos os concorrentes, e segundo as regras do formato, mais ninguém pode entrar dentro da casa, tendo apenas contacto com o/a apresentador/a.

Segundo, estamos fartos de dizer que dinâmica da "Casa dos Segredos" é diferente da do "Big Brother" e, se mesmo no "Big Brother" não deveria entrar ninguém na casa, muito menos no "Secret Story", até porque o reality show tem uma componente bem forte de jogo e estratégia e não precisa destas entradas para nada. Mas, na verdade, o grande trunfo deste formato - o jogo - está a ser posto de parte de edição para edição.

E já que falamos de segredos, Agnes foi a primeira concorrente a falar sobre o seu segredo nesta segunda gala. A concorrente revelou que foi sequestrada e explorada por uma seita quando tinha 14 anos.

Também Luís M., involuntariamente, revelou o segredo da sua mulher, Cinthia. O concorrente quando chegou ao confessionário após ter beijado a mulher, deu um beijo na barriga desta, denunciado que o segredo "Estou grávida" pertencia à concorrente. Um mal menor este episódio ter acontecido no confessionário. Mas, de resto, Luís M. e Cinthia têm sabido guardar os seus segredos e revelam, a cada dia, ser jogadores fortes.  

A marcar a noite faltam ainda três pontos: a entrada de uma nova concorrente, a imunidade de outros três concorrentes e a saída de uma. Quando à entrada de uma nova concorrente, de seu nome Vânia, lamentamos que tenha estado escondida durante uma semana num hotel. Não faz sentido acontecerem entradas depois da estreia e, aliás, os exemplos de anos anteriores demonstram que dificilmente o público e os concorrentes criam empatia com os que entram mais tarde na casa.

Quanto à imunidade ganha por Bruno, Elisabete e Daniela, bem podem agradecer ser os mais odiados da casa, pois além de terem ficado a saber o que os outros pensam deles, valeu-lhe, pelo menos, mais uma semana dentro da casa mais vigiada de Portugal. A questão que se coloca é a seguinte: não partilharão os portugueses da opinião dos concorrentes? A dúvida fica no ar!

Já Sofiya, que foi primeiramente "enganada" pensando estar salva, abandonou a "Casa dos Segredos". Os portugueses não tiveram dúvidas e a concorrente foi expulsa com 56% dos votos.


Ainda antes de terminarmos esta que é a primeira análise à quinta edição da "Casa dos Segredos", não podemos deixar de falar de dois aspectos: os grafismos e a aposta nas redes sociais e interactividade com os espectadores.

Quem tem acompanhado o reality show da TVI decerto reparou que a imagem do programa mudou substancialmente. No que se refere ao olho, o anterior era para nós mais sóbrio, mas o lettering e o grafismo das transições mudaram para melhor. Também os oráculos, VT's e gráficos de resultados estão manifestamente melhores que os anteriores. No entanto, não compreendemos porque razão não é sempre utilizado o mesmo grafismo. Ora usam o novo durante a semana, ora usam o antigo na gala, ora usam um mito dos dois. Onde anda essa coerência? Esperemos que a Endemol se apresse a corrigir esse erro.

Por fim, o último ponto desta análise vai para a interactividade com os espectadores e que é a grande novidade da quinta temporada da "Casa dos Segredos". Sem dúvida que foi uma boa aposta certeira e, no meio de uma casa que no geral é mais do mesmo, este é sem dúvida o ponto mais positivo deste "Secret Story 5". A aplicação de perfeita tem pouco, é certo, tem erros que devem ser melhorados. mas não invalida o esforço. Realçar, ainda, a inclusão da sala NOS e a criação das hashtags oficiais do programa.

A Endemol e a TVI perceberam finalmente que o público gosta, cada vez mais, de ter uma palavra a dizer nos programas. Esperemos que esta aposta na interactividade seja para continuar. Despedimo-nos por esta semana. Temos encontro marcado na próxima segunda-feira para analisar a segunda semana da "Casa dos Segredos". Já sabe, connosco não há segredos!

0 comentários:

Enviar um comentário