domingo, 9 de novembro de 2014

RTP2 com programação dedicada aos 25 anos da Queda do Muro de Berlim

A RTP2 vai ter uma programação especial neste domingo. O canal da estação pública irá dedicar parte da sua emissão aos 25 anos da Queda do Muro de Berlim.

No dia em que se assinalam os 25 anos da queda do Muro de Berlim, a RTP2 dedica o seu serão de domingo a este feito que abriu o caminho para a reunificação da Alemanha e que constituiu um dos acontecimentos mais relevantes em todo o mundo.
A partir das 23h00, o canal vai transmitir a curta metragem "Walled In", em português "Cercados". Esta curta metragem de animação fala sobre a queda do Muro de Berlim, o maior símbolo da divisão do mundo entre bloco ocidental e oriental. A noite dramática do dia 9 de Novembro de 1989 viu a queda do muro que dividia a Alemanha. Hoje, é difícil imaginar o que era a realidade amarga de apenas algumas décadas atrás. Pela primeira vez, uma animação de computador realista revela o vasto sistema de segurança de fronteira interna da Alemanha e o Muro de Berlim, sendo que ambos foram recriados virtualmente com o maior pormenor.

Logo após a transmissão de "Cercados", a RTP2 transmite o especial "1989 - Todos Berlinenses". Neste programa debate-se a importância que este acontecimento provocou em todo o mundo. O economista Ricardo Arroja modera o debate com Sandra Dias Fernandes (Dir. Mestrado Relações Internacionais da Universidade do Minho), Paulo Cunha e Silva (Crítico de arte, curador e médico) e José Maria Brandão de Brito – Economista.

A fechar a noite, o canal da estação pública transmite o making of da curta metragem de animação "Cercados". As maquetes, os desenhadores, toda a produção do filme que reconstitui o vasto sistema de segurança de fronteira interna da Alemanha e o Muro de Berlim, sendo que ambos foram recriados virtualmente com o maior pormenor.

0 comentários:

Enviar um comentário