sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sérgio Figueiredo é o novo director de informação da TVI

Sérgio Figueiredo, antigo director do Jornal de Negócios e do Diário Económico, é o novo director de informação da TVI. José Alberto Carvalho continua a ser principal rosto do "Jornal das 8" e vai presidir ao Comité Editorial.

A notícia foi confirmada esta sexta-feira num comunicado emitido pela TVI. O novo director de informação entra em funções a 1 de Janeiro de 2015 e José Alberto Carvalho vai presidir o Comité Editorial, uma nova estrutura da estação.

Sérgio Figueiredo, de 48 anos, era até agora administrador da EDP Produção, e membro do conselho de administração da fundação EDP (presidida por António de Almeida), onde assumia as funções de director-geral do conselho directivo.
José Alberto Carvalho, o ainda director de informação, vai continuar a apresentar o principal bloco noticioso do quarto canal e assumirá a liderança do Comité Editorial, formado por "elementos do universo Media, Capital bem como personalidades externas, de reconhecida reputação", diz o comunicado (ver abaixo) da TVI.

Os restantes elementos da actual direcção de informação, como Judite Sousa, Mário Moura, Maria José Nunes e Luís Sobral, deverão demitir-se com a saída de José Alberto Carvalho, embora tudo indique que sejam reconduzidos por Sérgio Figueiredo.

Recorde-se que, nos últimos meses. a redacção da TVI tem vivido alguns momentos de tensão depois de alguns jornalistas contestarem os baixos salários e a falta de pessoas para cumprir os serviços. José Alberto Carvalho também protagonizou um incidente com o Conselho de Redacção por se ter referido a alegadas "baixas médicas" e que não agradou aos conselheiros. A acta da reunião foi tornada pública em alguns órgãos de comunicação social, o que terá irritado o director.
LEIA O COMUNICADO DA TVI NA ÍNTEGRA: 
"A partir do próximo dia 01 Janeiro 2015, Sérgio Figueiredo assumirá o cargo de Diretor de Informação da TVI e TVI24.
José Alberto Carvalho que, até à data, ocupava o cargo, passará a presidir ao Comité Editorial do qual farão parte elementos do universo Media Capital bem como personalidades externas, de reconhecida reputação. A criação deste Comité, resulta da necessidade de reforçar as áreas de conteúdos de informação e opinião da TVI. Nesse sentido, ficará também na sua incumbência a criação de programas informativos diferenciadores, que assegurem o reforço da linha editorial da TVI e da TVI24, bem como, a sua continuidade nas funções de Pivot.
Sérgio Figueiredo, Licenciado em Economia, volta ao Jornalismo após 8 anos em que exerceu funções na Fundação EDP e noutras empresas do Grupo, na qual ganhou experiência na Gestão empresarial, experiência esta que se torna uma vantagem no desempenho de uma função em que a gestão das equipas e das pessoas é fundamental. A sua experiencia na área de jornalismo económico, em títulos como Semanário Económico, Expresso e Jornal de Negócios, e como colunista e comentador em vários órgãos de comunicação social é uma mais-valia para o cargo que agora assume.
Até à plena implementação das alterações enunciadas, a estrutura da Direção de Informação da TVI mantém-se nas mesmas funções, destacando-se desde já, a confiança que se deposita em toda a equipa e na atual Direção, que ao longo dos últimos 34 meses, manteve a informação da TVI na liderança consolidada e incontestável."

0 comentários:

Enviar um comentário