segunda-feira, 9 de março de 2015

"Achas Que Sabes Dançar?" em análise | #5

Numa noite especialmente dedicada à mulher, a aventura no "Achas Que Sabes Dançar?" terminou para o Gonçalo Pinela e para a Joana de Lima. Está assim conhecido o TOP 10 do maior palco de dança de Portugal.

O Dia Internacional da Mulher não foi esquecido no "Achas Que Sabes Dançar?". Num excelente número de abertura que contou com os passos e a voz de Luciana Abreu, também os rapazes calçaram saltos altos numa homenagem ao sexo feminino. Uma excelente e original forma de dar início a mais uma noite de gala.

Nesta que foi a quinta emissão em directo do programa de grande entretenimento da SIC, os doze finalistas dançaram pela última vez com os actuais pares - que serão desfeitos no próximo domingo - e ainda em trios. Convém referir que, à semelhança da semana passada, também nesta gala as coreografias primaram pela originalidade aos níveis técnico, narrativo e expressivo. Mais do que passos e ritmos, as histórias e as mensagens têm dominado no palco do "Achas Que Sabes Dançar?", e isso só pode (e deve) ser aplaudido.
Os concorrentes, esses, também não desapontaram e proporcionaram um espetáculo visual e emocionalmente apelativo. Ainda assim, não estaríamos a ser totalmente justos e sinceros se aqui não fizéssemos referência a um pormenor que nos incomodou particularmente nesta quinta gala e que começa a ser recorrente em programas do género: as tristes e dramáticas "historias de vida". Reconhecemos que, como qualquer produtora, a Shine Iberia faz o seu trabalho de casa (muito bem feito, por sinal) no sentido de explorar factos interessantes que possam resultar em televisão. Mas até que ponto são algumas coisas relevantes para o programa?

Relativamente às questões audiovisuais da emissão, nada temos a apontar. Uma excelente filmagem e realização e uma produção irrepreensível, num programa onde ritmo não faltou. Mérito deve também ser dado a Diana Chaves, pela excelente condução do programa, e ao painel de jurados, pelos seus comentários ora assertivos, ora divertidos, ora acutilantes.

Mas regressemos à competição. Gonçalo Pinela e Joana de Lima foram os infelizes contemplados com a escolha do público e jurados para abandonar o programa. Os dois despediram-se assim do maior palco de dança do país, na noite em que ficou fechado o TOP 10 do programa.


Na próxima semana a competição intensifica-se. Novos pares serão feitos e os dez finalistas vão lutar para impressionar apenas o público, que passa a ser soberano na escolha - já que os jurados deixam de ter poder de decisão.

0 comentários:

Enviar um comentário