quinta-feira, 12 de março de 2015

RTP desclassifica canção do "Festival da Canção 2015"

A RTP anunciou durante a tarde desta quinta-feira que desclassificou a canção "Maldito Tempo". A estação pública justificou esta decisão pelo tema não cumprir todos os critérios.

A RTP informou durante a tarde desta quinta-feira, 12 de Março, que desclassificou a canção "Maldito Tempo" porque esta não cumpriu todos os critérios específicos do Regulamento do "Festival da Canção 2015". Segundo comunicado da estação pública, o tema que conta com música e letra de Carlos Massa terá infringido os pontos 6 e 13 do regulamento, onde pode ler-se:
"(...) 6. As 12 canções a concurso deverão ser originais, com letra integral em língua Portuguesa, e com a duração máxima de 3 minutos. (...) 13. As propostas de canção terão de ser obrigatoriamente originais e inéditas, não podendo ter sido comercializadas ou apresentadas em público antes do dia 1 de Setembro de 2014. (...)".
Perante esta situação, a RTP entendeu aplicar a clausula prevista no ponto 14 do referido Regulamento, que contempla que "caso venha a verificar-se que há canções que não são originais e inéditas, ou que tenham sido divulgadas publicamente, por quaisquer meios, antes da data referida, as mesmas serão desclassificadas".
O tema "Maldito Tempo" foi interpretado por Diana Piedade, cantora que se tornou conhecida do grande público pela sua participação no programa "Ídolos", e que já reagiu ao sucedido. Na sua página oficial do Facebook, Diana afirma que lhe foi garantida a originalidade da sua canção, facto que a faz sentir "profundamente enganada". A cantora refere também que "faz, e fará sempre, parte dos meus princípios o cumprimento integral das responsabilidades que assumo e o respeito sem falhas pelas regras e regulamentos das iniciativas em que escolho participar".

Diana Piedade diz ainda que esta situação "deveria merecer uma análise rigorosa por quem de direito", e termina felicitando a vencedora do "Festival da Canção 2015", agradecendo "a todos os que me apoiaram e à RTP".

Esta polémica não vem, no entanto, alterar em nada o desfecho deste "Festival da Canção" até porque o tema em causa não foi sequer apurado para a grande final.

1 comentário:

  1. LOL Se não fosse por esta música a Diana nem participava no festival da canção, ninguem sabe nada dela há anos ahahahhaa

    ResponderEliminar