quinta-feira, 2 de abril de 2015

RTP1 presta homenagem a Manoel de Oliveira

No dia em que faleceu Manoel de Oliveira, a RTP1 vai prestar homenagem ao maior cineasta português. Assim, após o "Telejornal", o canal público irá transmitir a sua última entrevista e o seu último filme.

No dia em que Manoel de Oliveira faleceu, a RTP1 desmonta o seu horário nobre de forma a prestar homenagem ao maior cineasta português. Assim, depois do "Telejornal", o canal público irá transmitir a sua última entrevista concedida à jornalista Fátima Campos Ferreira.

Nesta entrevista, intitulada de "Manuel de Oliveira, Por Dentro", realizada no dia em que completou 103 anos, Manoel de Oliveira e Fátima Campos Ferreira falaram da vida, dos afectos e da arte do cineasta.
Logo a seguir à transmissão de "Manoel de Oliveira, Por Dentro", vai para o ar o último filme  por si realizado, "O Velho do Restelo". Apresentado em 2014, este filme faz um mergulho livre e sem esperança na História tal qual como a conhecemos, como um sedimento fértil, na memória de Manoel de Oliveira.

O realizador reúne num banco do século XXI Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões e os escritores Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco. Juntos, levados pelos movimentos telúricos do pensamento, eles deambulam entre o passado e o presente, derrotas e glórias, vacuidade e alienação, em busca da inacessível estrela.

Entre o elenco desta produção encontram-se Diogo Dória, Luís Miguel Cintra, Mário Barroso e Ricardo Trêpa.

0 comentários:

Enviar um comentário