sábado, 25 de abril de 2015

RTP2 estreia a série "Os últimos dias da PIDE"

A RTP2 estreia este sábado a série documental "Os Últimos dias da PIDE". Um trabalho dividido em duas partes e que retrata os últimos acontecimentos da PIDE.

A RTP2 vai estrear este sábado, 25 de Abril, a série documental "Os últimos dias da PIDE" que conta com a assinatura do jornalista Jacinto Godinho e retrata os últimos acontecimentos que levaram à queda da PIDE.
Nos 40 anos do 25 de Abril assistimos, com toda a justiça, a uma celebração dos acontecimentos no Terreiro do Paço e no Largo do Carmo mitificando a revolução nesse capitão de olhar puro chamado Salgueiro Maia. Mas houve vários palcos do golpe militar. Na Rua António Maria Cardoso, sede da temida e odiada PIDE/DGS, travou-se uma batalha essa sim digna de um fim de regime, com tiroteio, mortes, feridos, massacres, cerco e drama. Por variadíssimas razões, os acontecimentos que levaram à queda da PIDE não foram, até hoje, investigados com clareza.

Nesta série documental, recorrendo a testemunhos inéditos de pessoas ligadas às últimas horas de actividade da PIDE, o jornalista Jacinto Godinho torna real "o fantasma abstracto" da polícia política do Estado Novo e reconstitui, de forma magnífica, um dos palcos mais violentos, e muitas vezes ignorado, da Revolução dos Cravos.

"Os Últimos Dias da PIDE" revela uma parte oculta da história por detrás da revolução, num documentário de qualidade, historicamente necessário e que promete ser intemporal. Dividido em dois episódios, esta produção será transmitida a 25 e 26 de Abril na RTP2.

0 comentários:

Enviar um comentário