domingo, 24 de janeiro de 2016

Noite eleitoral na televisão portuguesa

Este domingo, dia 24 de janeiro, os portugueses escolhem o próximo Presidente a República, que irá suceder Aníbal Cavaco Silva em Belém. Os canais de televisão vão acompanhar a par e passo a grande noite eleitoral e têm preparadas operações especiais para, à hora certa, fazer chegar ao ecrã todos os desenvolvimentos destas Eleições Presidenciais.


José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria e Carlos Daniel conduzem a operação Eleições Presidenciais 2016, que arranca às 18h00 na RTP3 e, a partir das 19h00, entra em simultâneo com a RTP1. Às 20h00 será divulgada uma projecção de resultados, em colaboração com o Centro de Sondagens e Estudos da Universidade Católica, que contará com a análise do politólogo Pedro Magalhães.

Em estúdio, um painel composto por Nuno Morais Sarmento e Pedro Silva Pereira, e moderado por Carlos Daniel, fará uma primeira análise dos resultados. Posteriormente, haverá tempo para uma análise mais aprofundada com outro painel composto por Nuno Garoupa, Marina Costa Lobo, José Vítor Malheiros, José Manuel Fernandes, António José Teixeira e André Macedo.

Ao longo de todo o dia, o website da estação fará o acompanhamento ao minuto dos desenvolvimentos destas eleições. A partir das 18h55 será possível acompanhar online as emissões especiais da RTP e Antena 1, com acesso exclusivo a imagens em directo das várias sedes de campanha.


Uma sondagem feita à boca das urnas, a cargo da Eurosondagem, marcará o arranque da operação simultânea SIC e SIC Notícias. Rodrigo Guedes de Carvalho será o pivot do especial Presidenciais 2016, em directo a partir das instalações do grupo Impresa, em Paço de Arcos. Clara de Sousa conduzirá os debates.

Mais de uma dezena de equipas de reportagem estarão nos quartéis generais das candidaturas e das sedes partidárias onde os protagonistas da noite vão reagir aos resultados. No plateau instalado no edifício Impresa, três grupos de comentadores farão a análise política dos resultados. Ricardo Costa e Miguel Sousa Tavares integram o primeiro painel. Segue-se a análise de Marques Mendes, Santana Lopes, António Vitorino e Francisco Louçã. Os comentadores da "Quadratura do Círculo", Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Jorge Coelho, fecham o debate da noite informativa.

A emissão começa pelas 18h00 na SIC Notícias. Às 20h00 arranca em simultâneo na SIC generalista e termina perto da meia-noite, quando todos os dados relevantes estiverem divulgados e analisados. A análise prossegue pela noite dentro no canal informativo. O website da estação dará também especial destaque a esta maratona informativa.


O especial Presidenciais 2016 arranca às 20h00 em simultâneo na TVI, TVI24,TVI Internacional e TVI África, com as projecções da noite e os primeiros resultados eleitorais. A emissão será conduzida por José Alberto Carvalho, Judite Sousa e Pedro Pinto e envolve mais de 200 profissionais da estação, com várias equipas de reportagem a acompanhar em directo as reações dos candidatos.

Em estúdio, ao longo da noite, três painéis de comentadores farão a análise dos resultados: Carvalho da Silva, José Miguel Júdice e Manuela Ferreira Leite; Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua; e por último, António Costa, Constança Cunha e Sá, David Dinis e João Miguel Tavares.

Na TVI generalista a emissão termina por volta das 22h00 e prossegue no canal informativo. A cobertura jornalística da estação incidirá também no digital, com acompanhamento permanente no website da TVI24 e também no serviço tviplayer. 

0 comentários:

Enviar um comentário