quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

RTP2 homenageia o William Shakespeare

A RTP2 inicia esta quarta-feira um ciclo de homenagem a William Shakespeare. O canal irá transmitir cinco das mais importantes obras do dramaturgo.

No ano em que se assinala 400 anos da morte do maior dramaturgo de sempre, a RTP2 inicia esta quarta-feira, 06 de Janeiro, um ciclo de homenagem a William Shakespeare, transmitindo cinco das suas mais importantes obras.

Autor de 38 peças, 154 sonetos, 2 longos poemas narrativos e diversas poesias, os textos do escritor/dramaturgo foram, e continuam a ser, adaptados em todo o mundo, sendo inspiração na produção de conteúdos para televisão, cinema, literatura e teatro.
Shakespeare produziu a maior parte da sua obra entre 1590 e 1613. As suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, géneros que ele levou ao ponto máximo da sofisticação e do talento artístico no fim do século XVI. A partir de então, escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa.

Na sua última fase, escreveu um conjunto de peças classificadas como tragicomédias ou romances e colaborou com outros dramaturgos. Durante sua vida, diversas das suas peças foram publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão.

Em 1623, John Heminges and Henry Condell, dois actores e antigos amigos de Shakespeare, publicaram o chamado First Folio, uma colectânea das suas obras dramáticas que incluía todas as peças (com a excepção de duas) reconhecidas actualmente como sendo de sua autoria.

0 comentários:

Enviar um comentário