terça-feira, 13 de março de 2018

"1986" é a nova série da RTP1

A RTP1 estreia esta terça-feira a série de época, "1986". Esta produção ambientada nos anos 80 é uma criação de Nuno Markl.

Esta a chegar uma nova produção de época à RTP1. Ambientada nos anos 80, "1986" é uma criação de Nuno Markl, e tem estreia marcada para esta terça-feira, 13 de Março, às 21h59. Esta série faz um cruzamento do espírito de produções como "Conta-me Como Foi"com as lendárias comédias teen de liceu que Portugal nunca teve, mas que nos anos 80 deram origem a clássicos como "The Breakfast Club" ou "A Rapariga do Vestido Cor-de-Rosa", de John Hughes, ou "Say Anything", de Cameron Crowe.

A série "1986" disseca todo o ambiente de um momento fundamental da história recente nacional que incluiu a entrada do país na CEE. As personagens vivem num universo que replica as roupas, os sons, as imagens da época. Era uma época em que as tensões políticas chegavam aos recreios das escolas e se cruzavam com as pequenas guerras entre "nerds" e "bullies" e com a cultura popular que, feita em Portugal ou importada do estrangeiro, invadia as vidas dos portugueses. As séries e os filmes que se viam e os discos que se ouviam.
As várias histórias que preenchem a narrativa da série, que acompanha as semanas de campanha eleitoral e culminam no dia das eleições, estão povoadas e protagonizadas por personagens do pequeno mundo de Tiago e Marta: amigos como o metálico Sérgio, ansioso por perder a virgindade, e Patrícia, a gótica vanguardista revoltada com o sol do mundo; “bullies" como Gonçalo, betinho agressivo e sem amor que sonha com uma carreira como rocker de slows à Scorpions; professores como a tensa e solitária Alice; e até figuras reais da época como os próprios candidatos presidenciais ou a musa Lena D’Água.

"1986" pretende ser uma celebração cómica do espírito de uma década que não entregou grandes causas aos seus filhos, ao contrário da geração anterior - mas que lhes proporcionou uma juventude delirante e adorável de diversão, maus penteados e êxitos pop irresistíveis de qualidade discutível.

0 comentários:

Enviar um comentário